Tanto a refrigeração quanto a lubrificação são essenciais para garantir maior vida útil de equipamentos, principalmente sob temperaturas mais elevadas. O uso de bons lubrificantes, por exemplo, contribui para a redução do atrito, contribuindo para a segurança do equipamento. Saiba mais!
No último verão, o Brasil enfrentou frequentes ondas de calor, resultado da crise climática e do fenômeno El Niño. As elevadas temperaturas afetam nossos animais e o meio ambiente, mas também repercutem nos equipamentos industriais, exigindo uma refrigeração e lubrificação muito mais efetivas.
Tanto a lubrificação quanto a refrigeração vão garantir o funcionamento adequado dos componentes mecânicos, prolongando a vida útil do sistema como um todo.
Já a falta destes cuidados pode causar atrito excessivo, desgaste prematuro, superaquecimento e, por consequência, a falha do sistema.
Diante dessa necessidade, convidamos o especialista Luiz Maldonado, CEO da Lubvap Special Lubricants, para falar sobre a importância do uso de bons lubrificantes em equipamentos industriais, além de dicas extras para melhor enfrentar os desafios das ondas de calor.
Leia mais: Entenda a importância dos 4Ps do marketing
Medidas essenciais para uma operação mais suave de equipamentos
Frequentes no noticiário nacional, os registros das chamadas ondas de calor aumentaram 642% nos últimos 60 anos no país, conforme uma pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Além de todos os efeitos sobre a agricultura e o meio ambiente, a elevação da temperatura também pode aumentar a tensão nas máquinas, levando a várias consequências, desde falhas frequentes, até a maior necessidade de manutenção devido à degradação acelerada de peças e componentes.
Parte da solução para reduzir esses efeitos é investir em sistemas de refrigeração mais eficazes e potentes, uso de materiais de alta qualidade e com maior potencial de resistência ao calor, além da adoção de lubrificantes especiais.
Saiba mais: Indústria 5.0: saiba o que é e como implementar
Lubrificantes especiais garantem operação muito mais segura e eficiente
Em qualquer maquinário industrial, os lubrificantes são fundamentais. São eles que garantem uma operação muito mais suave de equipamentos industriais.
A principal função da lubrificação industrial é reduzir o atrito entre as superfícies de contato das peças e componentes de um equipamento. Cabe ao lubrificante também formar uma película fina e viscosa que tem a função de impedir ocorrências de desgaste.
Porém, em cenários de temperaturas mais elevadas, os lubrificantes ditos comuns podem comprometer o desempenho, a ponto de reduzir a vida útil dos componentes e elevar a possibilidade da ocorrência de falhas.
Os lubrificantes especiais, por sua vez, destacam-se por sua ótima estabilidade térmica, como destaca Luiz Maldonado. “O uso de lubrificantes especiais manterá um filme lubrificante eficaz em uma ampla faixa de temperatura, sem qualquer comprometimento”.
Além disso, as engrenagens dos equipamentos estão suficientemente protegidas contra arranhões, mesmo em picos de cargas extremamente altas, vibrações ou oscilações, ou se nenhuma ação foi executada.
Também oferecem uma vida útil muito mais longa quando comparados aos óleos minerais, devido ao excelente envelhecimento e resistência à oxidação das matérias-primas selecionadas.
Assim, os intervalos de serviço podem ser estendidos e os custos de manutenção reduzidos.
Confira: Metrologia Industrial: o que é e como funciona?
Desafio constante para indústrias
O especialista da Lubvap Special Lubricants indica que, para enfrentar as ondas de calor, é fundamental optar por produtos lubrificantes de alta qualidade, assim como realizar inspeções regulares nos equipamentos para identificar sinais de superaquecimento para evitar desgaste:
“Em primeiro lugar, é importante que a indústria programe sistemas de refrigeração mais robustos e eficientes. Isso irá garantir que as máquinas operem em temperaturas adequadas, evitando a ocorrência de sobrecargas.”
Além disso, o especialista sugere a escolha de soluções de alta qualidade e resistência ao calor, especialmente lubrificantes especializados. “Essa escolha pode fazer toda a diferença na atividade das máquinas”, recomenda o profissional.
Assim, à medida que as mudanças climáticas persistem, as ondas de calor representam um desafio constante para as indústrias. Cabe ao setor buscar por soluções especializadas em refrigeração e lubrificação para enfrentar esse tipo de desafio.
Neste contexto, o especialista da Lubvap Special Lubricants explica como se antecipar ao problema, definindo estratégias para garantir a resistência dos maquinários diante dessa e outras condições desafiadoras.
Uma dica valiosa sugerida por Maldonado é a implementação de programas de manutenção preventiva, adaptados às condições climáticas. “Isso inclui inspeções regulares, substituição programada de peças sujeitas a desgaste acelerado pelo calor e ajustes nos intervalos de lubrificação”.
Além disso, investir em tecnologias de monitoramento em tempo real pode permitir a identificação antecipada de anomalias no funcionamento dos equipamentos, possibilitando também a intervenção antes que problemas mais sérios ocorram.
Assim, de acordo com o especialista, os gestores devem adotar medidas proativas, como a substituição de lubrificantes convencionais, garantindo a eficiência contínua de seus equipamentos diante das crescentes ondas de calor.
Aproveite este tema para conferir as principais novidades de manutenção industrial que você já pode acompanhar e implementar!