Usadas nas mais diversas aplicações da indústria, as guias lineares ganharam espaço no chão de fábrica por permitirem que equipamentos e métodos de produção passassem a funcionar com mais qualidade e efetividade. Além disso, foram otimizadas ao longo dos anos para oferecer outros importantes benefícios e tornar a cadeia produtiva da indústria de máquinas e ferramentas ainda melhor.
Na EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial -, realizada até amanhã, dia 13 de maio, no São Paulo Expo, estão sendo apresentadas guias lineares da série PU/PE até 20% mais leves do que as convencionais. Isso porque parte do patin dos modelos é feita de resina, apresentando baixo atrito e menor ruído, além de uma estrutura projetada para evitar a geração de poeira.
Outras características que as guias apresentam são movimento mais suave, baixa emissão de particulados metálicos provenientes da movimentação linear e resistência à corrosão devido ao uso de aço martensítico inoxidável. Elas também apresentam um tamanho menor, que pode variar de 7 mm a 15 mm de largura de trilho.
“De maneira geral, nossas guias podem ser usadas em qualquer ocasião, exceto quando se trabalha com temperatura altura porque a gente colocou plástico no lugar do metal. Apesar disso, elas são muito apropriadas, sobretudo, para locais limpos, onde há um cuidado maior em relação à contaminação, como a indústria farmacêutica e médica, por exemplo”, explica Renan Masiero Cruz, engenheiro da NSK Brasil.