Trabalhar com a gestão de máquinas e equipamentos pesados em uma indústria do setor metalmecânico exige uma série de cuidados especiais. Afinal, a possibilidade de algum item importante do chão de fábrica apresentar defeito e comprometer todo o andamento da produção é constante, ainda mais se considerarmos a idade média do parque fabril brasileiro que gira em torno de 20 anos.
Justamente por isso, o foco desse tipo de gestão deve estar na aplicação de inovações que permitam analisar de maneira simples e rápida se o maquinário está produzindo de acordo com os padrões e as metas pré-estabelecidas. Nesse sentido, tecnologias mais simples, como o monitoramento em tempo real do OEE (Overall Equipment Effectiveness) - indicador que mostra para a empresa o quanto ela está utilizando os recursos disponíveis (máquinas, mão-de-obra e materiais) na produção -, já permitem a detecção de desvios no processo, embora a sua correção seja feita de forma manual.
“Na Manufatura Avançada, por exemplo, a aplicação mais aprofundada de conceitos como a Integração Máquina-Máquina, que utiliza a inteligência artificial para regular automaticamente os processos e as interações entre equipamentos, evita que seja necessária a intervenção humana para a correção dos desvios. Os próprios algoritmos de controle percebem o problema e atuam para saná-lo. Quando isso não é possível, a produção pode ser até interrompida, evitando a continuidade da geração de defeitos e reduzindo o custo da não-qualidade”, afirma Jefferson Melo, coordenador de projetos da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI).
Aplicativo “máquina parada”
Seguindo a tendência apontada pela Manufatura Avançada, o mercado conta, atualmente, com diversas ferramentas de gerenciamento de máquinas e equipamentos (softwares, aplicativos, etc.) para que os profissionais de manutenção possam identificar as deficiências de seus processos produtivos logo no estágio inicial. O aplicativo “Connect Tracbel” , por exemplo, tem se destacado por conta disso.
Lançado no mercado pelo Grupo Tracbel, junto à GX2 Tecnologia, o recurso “avisa” o cliente sobre qualquer problema que a máquina cadastrada no app possa apresentar, o que possibilita um atendimento imediato, evitando, assim, desperdício de tempo e dinheiro por parte da indústria.
A tecnologia está disponível para iOS e Android e possibilita que o gestor a utilize até mesmo quando não houver conexão com a internet. Após a instalação do aplicativo no smartphone, a tecnologia fica à disposição, inclusive, para trâmites mais específicos, como a utilização de ligações para a solução dos problemas apresentados. Após a validação pelo Centro de Excelência Técnica Tracbel, todos os procedimentos e ocorrências ficam documentados, servindo para consultas futuras.
Quer saber mais sobre como a tecnologia pode melhorar a gestão de máquinas e equipamentos na indústria metalmecânica? Continue acompanhando o nosso canal de conteúdo e até a próxima.