Embora não seja novidade alguma dizer, é sempre importante lembrar que a metrologia industrial (disciplina encarregada de realizar as medições dentro dos ambientes industriais) é fundamental para o controle dos processos produtivos de empresas de todos os portes e também para a qualidade dos produtos e serviços fabricados/oferecidos ao mercado. Afinal, “medidas imprecisas acarretam em desperdício, baixa qualidade e altos custos”, conforme ressalta Alexandre Mendes, vice-presidente da SBM (Sociedade Brasileira de Metrologia).
Não à toa, medir significa agregar performance, durabilidade, aparência, utilidade, conformidade e confiabilidade aos que é produzido, assim como ter outros benefícios importantes, como os listados abaixo:
Benefícios qualitativos
- Utilização adequada dos recursos;
- Disciplina da produção;
- Uniformidade do trabalho;
- Controle de processos e produtos;
- Planejamento do uso do tempo.
Benefícios quantitativos
- Aumento da produtividade;
- Redução do consumo e do desperdício;
- Padronização de componentes e equipamentos;
- Especificação de matérias-primas;
- Procedimentos para cálculos e projetos.
Apesar disso, nem todas as empresas buscam, por meio da metrologia, avaliar o trabalho que está sendo feito ou promover a correção de erros, embora esse gerenciamento seja vital para os resultados do negócio.
Como é área de metrologia da sua indústria? Compartilhe a sua experiência conosco no campo de comentários abaixo e até a próxima!