A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Eficiência de produção ou eficiência produtiva: o que significa?

Eficiência de produção ou eficiência produtiva.png

Para garantir o sucesso, é fundamental levar em conta a infraestrutura da empresa, a fim de reduzir os desperdícios no processo produtivo

Será que todo produtor industrial está certo sobre a eficiência produtiva do seu chão de fábrica?

Como é possível alcançar um grande patamar, reduzindo custos e evitando desperdícios?

A eficiência de produção é um assunto totalmente ligado à economia de uma empresa. Ou seja, uma produção efetiva anda em paralelo ao equilíbrio das finanças.

Para que este cenário se torne possível, é preciso encontrar os limites da produção, de modo que os produtos não sejam fabricados de maneira ineficiente, descontrolada e desnecessária.

A eficiência de produção contribui para que os processos sejam analisados de forma coerente e lógica.

Os recursos, por sua vez, passam a ser distribuídos com rigor e efetividade. Somente assim a empresa entregará resultados excelentes. Segundo o Senai-PR, “conquistar agilidade no processo de produção e diminuir os gastos com recursos, sem perder a qualidade dos produtos, é um dos principais desafios para a indústria”.

Eficiência de produção

Para aplicar a eficiência de produção, é preciso acompanhar e mensurar os resultados da respectiva indústria. Apenas assim é possível saber por onde começar a aplicação. Alguns fatores são determinantes, como por exemplo:

1. Motivação dos colaboradores

Como a eficiência de produção visa alcançar melhores resultados, é preciso que a empresa tenha profissionais motivados e capacitados, de modo que compreendam as necessidades da produção.

2. Capacitação

É fundamental oferecer cursos para os colaboradores e alinhá-los às perspectivas da empresa.

3. Objetivos

Para implementar a eficiência de produção, a indústria deve adotar métodos organizadores e definir seus objetivos. Assim, as decisões serão mais coerentes e a qualidade do produto mais garantida.

4. Matéria-prima

É preciso que os gestores estejam sempre atentos à matéria-prima utilizada na linha de produção, pois ela pode afetar consideravelmente os resultados e uma possível racionalização.

5. Infraestrutura

Para realizar a aplicação da eficiência produtiva, é fundamental levar em conta a infraestrutura da empresa, a fim de reduzir os desperdícios no processo produtivo.

6. Know-how

A indústria deve pôr em prática todo o know-how de mercado que possui e alinhá-lo aos recursos disponíveis e decisões a serem tomadas.

Ainda conforme o Senai-PR, “o aumento da produtividade nem sempre está atrelado ao uso de tecnologias e métodos caros e demorados. A solução pode estar na revisão de processos adotados na empresa, seja em linhas de produção ou modelos de gestão”.

Soluções

Para alcançar a eficiência de produção, algumas soluções devem ser implementadas. O Senai sugere as seguintes:

  • Melhor utilização da capacidades instalada;
  • Otimização dos recursos e matéria-prima;
  • Utilização da tecnologia como aliada;
  • Qualificação e preocupação com a qualidade de vida dos trabalhadores;
  • Adoração de práticas inovadoras nos processos produtivos.

Tipos de eficiência de produção

 

Capacidade produtiva instalada

Esse método está relacionado às tomadas de decisões da empresa, por meio das quais ela pode determinar a capacidade máxima da sua produção. Isso, sem ter de considerar perdas, paradas súbitas ou qualquer outro gargalo.

Capacidade de produção disponível

Aqui, é considerada apenas a capacidade real disponível da indústria. Para aumentar os seus limites produtivos, será necessário, então, contratar mão de obra qualificada ou comprar novas máquinas.

Capacidade realizada

Essa modalidade leva em conta as perdas da capacidade produtiva da empresa. Ou seja, os gargalos entram na respectiva análise, inclusive, os que acontecem de maneira inesperada. Entre eles, a quebra de máquinas, falta de energia, afastamento de funcionários, matéria-prima com defeito, etc.

Os cálculos realizados servem para analisar o histórico das respectivas perdas.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar