A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

SENAI apoia transformação digital da indústria na FEIMEC 2024

SENAI apoia transformação digital da indústria na FEIMEC 2024.png

Com a Escola Móvel e um ponto de atendimento, a instituição prova que a tecnologia é acessível a empresas de todos os portes

Mais uma vez, o SENAI marca presença na FEIMEC e, nesta edição, em dose dupla, com a Escola Móvel SENAI e um ponto de atendimento anexo ao Parque de Ideias.

Tradicional na feira, a Escola Móvel estacionada no pavilhão é um dos 78 laboratórios tecnológicos instalados no interior de um caminhão semirreboque que atuam em todo o estado de São Paulo levando conhecimento, assessoria e tecnologia.

Entre as muitas soluções oferecidas pela instituição, o tema escolhido para a FEIMEC 2024 é a Conectividade. Grosso modo, essa é a alma da Indústria 4.0, é a via pela qual trafegam as informações entre máquinas, nuvem, sensores e tudo que envolve a automação industrial.

“A conectividade tem um impacto muito grande na indústria, e a tecnologia 5G possibilita, na prática, um tempo de resposta muito curto”, explica Isabele Louraina, especialista em Tecnologia do Instituto SENAI de Tecnologia e uma das instrutoras da Escola Móvel.

Muitas soluções para todas as indústrias

O que atrai a atenção na estrutura montada na FEIMEC 2024 são as ilhas com diferentes soluções que tornam tangíveis o conceito da conectividade:

Dispositivo para detecção de objetos e contagem de pessoas: uma câmera capta imagens do ambiente e, por meio de inteligência artificial, identifica, por exemplo, se um colaborador está sem o equipamento de segurança;

Internet das Coisas (IoT): o case trazido pelo SENAI é de um exaustor que transmite informações em tempo real para uma tela em que o operador pode observar todo o funcionamento e calcular o custo da operação;

“Hoje, a gente consegue chegar a uma indústria e adaptar os sensores aos equipamentos que já existem, sem que ele precise adquirir um que tenha a tecnologia embutida”, ilustra Isabele.

Internet Tátil: permite que o operador perceba fisicamente as sensações de um ambiente virtual, como textura, peso, magnetismo;

Manufatura Aditiva: A impressora 3D trazida para a feira faz a impressão em duas cores e ainda tem função de corte a laser e usinagem. Assim, é capaz de usinar peças com precisão e sem desperdício;

Acionamento remoto: o operador manipula um robô industrial à distância e dentro do ambiente virtual, com toda a segurança;

Veículo Inteligente Autônomo: um robô passeia entre os visitantes da Escola Móvel. Dotado de inteligência artificial, tem capacidade para identificar obstáculos e alterar a rota pré-programada;

Gêmeo Digital: o processo se dá todo no ambiente virtual, onde é possível simular processos e testar alterações em produtos até chegar à melhor solução antes de aplicá-la no mundo real.

“O pessoal está gostando bastante. Tem muita tecnologia que eles só ouviram falar e estão vendo na prática”.

Isabele reforça que o objetivo da Escola Móvel SENAI na FEIMEC 2024 é apresentar às empresas expositoras e visitantes o acesso à tecnologia existente e prestar a assessoria necessária para que levem essas inovações para dentro de suas fábricas.

Jornada de Transformação Digital

É justamente com este objetivo de ampliar a oferta de assessoria para as indústrias que o SENAI mantém um ponto de atendimento anexo ao Parque de Ideias.

O instituto está divulgando o programa Jornada de Transformação Digital, do governo de São Paulo, que conta também com participação da FIESP e Sebrae.

O programa é voltado para pequenas e micro empresas, com faturamento até R$ 8 milhões por ano.

“Nosso foco aqui é ajudar as empresas a atingir a maturidade digital, e isso vale para os visitantes e também boa parte dos expositores”, diz André Aoki, especialista em Tecnologia da Escola SENAI Mariano Ferraz.

A Jornada é composta por oito etapas: diagnóstico, estratégia, otimização de processos, mapeamento, automação, digitalização, integração e, por fim, a indústria inteligente.

“O SENAI atua mais fortemente a partir da quarta etapa, quando faz uma assessoria in loco e verifica o que a empresa já tem, do que precisa e o que tem disponível no mercado para ela se modernizar”, avalia o especialista, que considera como muito boa a procura até agora na FEIMEC 2024.

O SENAI participa também da programação do Parque de Ideias com algumas palestras.

As próximas acontecem no sábado, às 10h (Monitoramento em tempo real da Eficiência Global dos Equipamentos), e às 11h10 (A realidade virtual - Nuvem de pontos: O que é e como aplicar).

Inscreva-se e participe da FEIMEC!

Informações:

Data: 7 a 11 de maio de 2024
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center - São Paulo/SP
Horário: 3ª a 6ª das 10h às 19h e Sábado das 9h às 17h
Iniciativa: ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos
Organização: Informa Markets LATAM
Instagram: @feira.feimec
Site oficial: www.feimec.com.br

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar